Bijuterias da Maria

sexta-feira, julho 18, 2008

Famílias solidárias com a deficiência aspiram a um lar residencial

Foi-me solicitado pela Sra. Maria Prazeres Quintas, mãe de um rapaz já com 30 anos, o Tiago, que é multideficiente, que divulgasse a seguinte informação:

"Famílias solidárias com a deficiência aspiram a um lar residencial.

Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência quer construir a médio prazo um lar residencial. Para angariar fundos vai lançar no próximo dia 29, na Casa da Cultura, um CD com canções de artistas conhecidos e um DVD com histórias dramatizadas pela Bonifrates

O projecto chama-se “Cavalo Azul” e compreende um CD com canções de artistas como André Sardet, Brigada Victor Jara, Camané, Filipa Pais ou Inês Santos, e um DVD com histórias dramatizadas pela Bonifrates e alunos da Universidade de Aveiro. O lançamento está marcado para o próximo dia 29, no salão polivalente da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
CD e DVD podem ser adquiridos por 12,5 euros na Casa da Cultura (no dia do lançamento) e depois nos postos de venda do Diário de Coimbra, como explicou Maria dos Prazeres Quintas, presidente da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência.
A iniciativa pretende alertar e mostrar o deficiente dentro de outra dignidade. «Não é só pedinchar. É dar qualquer coisa de valor em troca», explicou Maria dos Prazeres Quintas, mãe do Tiago, hoje com 30 anos, e multideficiente.
Na sessão de apresentação do projecto, que ontem teve lugar na Casa da Cultura, Maria dos Prazeres Quintas manifestou o desejo da instituição em construir um “lar de apoio temporário” «uma espécie de hotel onde possamos deixar os nossos filhos». Um objectivo que a associação anuncia como de médio prazo e que passa também pela prestação de apoio domiciliário.
Mas para isso são precisas verbas e, nesse sentido, a instituição pretende angariar novos sócios e fundos. Daí o lançamento do CD e do DVD.
Maria dos Prazeres Quintas disse que existe um terreno em vista, em Castelo Viegas, onde poderá ser construído o lar. O terreno tem cerca de 12 mil metros quadrados e é arborizado.
Dramas são muito grandes

Mário Nunes, vereador da Cultura, considerou que a sociedade tem a obrigação absoluta de poder acolher nos seus braços e dar condições de qualidade de vida àqueles que por razões várias não as têm. Como por exemplo as famílias que têm pessoas com deficiência que vão envelhecendo. Para resolver essas questões, defendeu Mário Nunes, terá de haver centros de acolhimento.
Maria dos Prazeres Quintas disse que «os dramas são muito grandes». Como, por exemplo, um casal que está na casa dos 80 e com um filho com quase 50 anos. Acrescentou que para acolher o casal poderia haver solução mas para o filho não.
A longo prazo, a associação ambiciona pela construção de residências assistidas para as famílias de deficientes e comunidade local. Como já existe em Lisboa. «A sociedade tem de se organizar porque os pais actuais já não têm as facilidades de outros tempos», disse Maria dos Prazeres Quintas. «Já não têm onde deixar os filhos», explicou.
A Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência tem a sua sede na Rua Direita, 108, num espaço cedido pela Câmara de Coimbra. É uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem por objecto o apoio a crianças e jovens portadores de deficiência física e mental e às suas famílias."

Quem quiser mais informações sobre o CD e o DVD podem contactar os seguintes números:
Maria Prazeres Quintas
Telf: 239 814 022
TM: 96 326 33 03

sexta-feira, julho 11, 2008

Tiago Mendes

Lilypie 5th Birthday Ticker
Olá a todos. Podem visitar a loja no link no cimo deste blog.
Este é o meu filhote. É para ele, e por ele que fiz este blog, como podem ler do lado direito. O Tiago tem uma Neuropatia Hipomielinizante Congénita (Charcot Marie-Tooth). É uma doença que pode acontecer 1 em 100.000. No caso do Tiago até pode ser o único em Portugal. Na nossa família não há atecedentes. Na consulta de aconselhamento genético disseram-nos que, no nosso caso, pode acontecer 1 vez em 4 (25% de probabilidade de a criança nascer com a doença). A doença caracteriza-se pelo facto de o corpo não produzir mielina, que é a camada que reveste os nossos nervos e é responsável pela condução dos impulsos nervosos enviados pelo cérebro. No Tiago esses impulsos não chegam ao destino, e por isso o Tiago não se consegue mexer. Mas pronto, enquanto eu puder (haja saúde), nada lhe irá faltar. O nosso sangue está em análise num laboratório em França, para ver se se consegue descobir qual o gene que tem o 'defeito', pois só assim poderemos pensar em ter um outro filho. Nesse caso temos a possibilidade de fazer um diagnóstico pré-natal ás 10/11 semanas e ver se o feto tem ou não esse gene com defeito. Podíamos arriscar, já que as hipóteses são de 1 em 4, mas não o faremos, porque a angústia de que podemos passar pelo mesmo é demasiada, e nem sei se aguentava passar por tudo novamente.

Voltarei mais tarde.