Bijuterias da Maria

terça-feira, outubro 28, 2008

Sem palavras....

Vejam os vídeos no link abaixo:

http://baxaali.blogspot.com/2008/06/team-hoyt-ironman-fantstico.html

http://asminhaspedaladas.blogspot.com/2008/02/relao.html

Amor a um filho...

sábado, outubro 11, 2008

A rampa...

Pois é... já faz uns 3 meses que enviei um email para Câmara Municipal de Oeiras a solicitar a construção de uma pequena rampa, para que o carrinho do Tiago possa sair em segurança do prédio. Responderam-me que reencaminharam o email para o Arquitecto Não Sei das Quantas. Até hoje...

Comecei a imaginar o que se estará a passar, e aqui vai a minha opinião:

O Arquitecto Não Sei das Quantas recebeu o email, e prontamente meteu mãos à obra. Noites e noite sem dormir, agarrado ao Autocad, a projectar a rampa perfeita. Elaborou depois o modelo 3D e mandou fazer a maquete. Passado uns dias veio a dita. Mereceu um lugar de destaque no escritório, com direito a iluminação à medida. Foram convocados todos os colaboradores do departamento para verem tal maravilha da arquitectura. Houve festança até às tantas com champanhe e tudo o mais.
Dois dias depois, porque houve 1 dia para curar a ressaca, o Arquitecto convoca uma reunião com o Engenheiro, para discutirem os vários aspectos da construção da rampa. Após 3 almoços e 1 jantar, lá conseguiram chegar a um acordo. Penso que a desavença era sobre os materiais a usar na construção da rampa. Posto isto, o Engenheiro chama o Encarregado de Obras, que é o tal Engenheiro Sem Curso. A única diferença para o Engenheiro, é que o Engenheiro Sem Curso consegue fazer os mesmos cálculos que o Engenheiro sem usar calculadora. Depois de várias horas, o Encarregado vai chamar os seu colaboradores, o Mestre de Obras e o Servente.
Chegam ao local da obra (parece que a coisa vai mesmo para a frente), e vá de começar. Mas quando Mestre tenta começar, nota que tem as mãos a tremer, e diz que precisa de tomar um cafézito, coisa de 5 minutos. O Encarregado aceita e lá vão os três. Passados 45 minutos, 3 aguardentes velhas e 1 bagaço, voltam ao trabalho. Agora sim, é sempre a aviar... A meio da construção da rampa, esta desmorona-se. O Mestre fica aterrorizado. Nunca na vida uma obra sua tinha colapsado. Fica traumatizado e necessita de apoio psicológico. O Servente é despedido por não ter feito o cimento com a consistência necessária. Passado uns dias é preso, por ter tentado roubar um banco. A obra fica parada até que o Mestre de Obras recupere. A recuperação foi longa e dolorosa, mas voltou ao trabalho. O Trio Maravilha volta ao local para, agora sim, terminar a obra. Alguns dia depois, ainda a obra não tinha terminado, um habitante do prédio, que era padeiro, e que se levantava às 5 da manhã, para depois voltar para casa às 9 para dormir, reclamou que a obra não o deixava dormir. Interpôs um Providência Cautelar e a obra foi embargada.
O Juiz, depois de analisar todos os dados, decidiu que era uma obra de interesse público, e mandou continuar a obra.
E eis que a obra é terminada. A rampa está feita. É um grande acontecimento, merece altos elogios com muita pompa e circunstância. Estamos todos contentes. O Engenheiro diz que é uma obra de engenharia, só comparada talvez, com a Ponte Vasco da Gama.

E pronto, acho que é isto que vai acontecer. Penso que neste momento a coisa deve ir ainda no 2º almoço entre o Arquitecto e o Engenheiro.

Nota: a rampa tem apenas 20cm de altura no início, junto à saída a porta, 70cm de largura e sensivelmente 1m de comprimento.
O prédio é semi-camarário, ou seja, metade dos apartamentos foram vendidos pela câmara, e a outra metade pela empresa de construção, tem apenas 7 anos. É triste que não tenham pensado nas acessibilidades para pessoas deficientes.