Bijuterias da Maria

sexta-feira, julho 18, 2008

Famílias solidárias com a deficiência aspiram a um lar residencial

Foi-me solicitado pela Sra. Maria Prazeres Quintas, mãe de um rapaz já com 30 anos, o Tiago, que é multideficiente, que divulgasse a seguinte informação:

"Famílias solidárias com a deficiência aspiram a um lar residencial.

Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência quer construir a médio prazo um lar residencial. Para angariar fundos vai lançar no próximo dia 29, na Casa da Cultura, um CD com canções de artistas conhecidos e um DVD com histórias dramatizadas pela Bonifrates

O projecto chama-se “Cavalo Azul” e compreende um CD com canções de artistas como André Sardet, Brigada Victor Jara, Camané, Filipa Pais ou Inês Santos, e um DVD com histórias dramatizadas pela Bonifrates e alunos da Universidade de Aveiro. O lançamento está marcado para o próximo dia 29, no salão polivalente da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
CD e DVD podem ser adquiridos por 12,5 euros na Casa da Cultura (no dia do lançamento) e depois nos postos de venda do Diário de Coimbra, como explicou Maria dos Prazeres Quintas, presidente da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência.
A iniciativa pretende alertar e mostrar o deficiente dentro de outra dignidade. «Não é só pedinchar. É dar qualquer coisa de valor em troca», explicou Maria dos Prazeres Quintas, mãe do Tiago, hoje com 30 anos, e multideficiente.
Na sessão de apresentação do projecto, que ontem teve lugar na Casa da Cultura, Maria dos Prazeres Quintas manifestou o desejo da instituição em construir um “lar de apoio temporário” «uma espécie de hotel onde possamos deixar os nossos filhos». Um objectivo que a associação anuncia como de médio prazo e que passa também pela prestação de apoio domiciliário.
Mas para isso são precisas verbas e, nesse sentido, a instituição pretende angariar novos sócios e fundos. Daí o lançamento do CD e do DVD.
Maria dos Prazeres Quintas disse que existe um terreno em vista, em Castelo Viegas, onde poderá ser construído o lar. O terreno tem cerca de 12 mil metros quadrados e é arborizado.
Dramas são muito grandes

Mário Nunes, vereador da Cultura, considerou que a sociedade tem a obrigação absoluta de poder acolher nos seus braços e dar condições de qualidade de vida àqueles que por razões várias não as têm. Como por exemplo as famílias que têm pessoas com deficiência que vão envelhecendo. Para resolver essas questões, defendeu Mário Nunes, terá de haver centros de acolhimento.
Maria dos Prazeres Quintas disse que «os dramas são muito grandes». Como, por exemplo, um casal que está na casa dos 80 e com um filho com quase 50 anos. Acrescentou que para acolher o casal poderia haver solução mas para o filho não.
A longo prazo, a associação ambiciona pela construção de residências assistidas para as famílias de deficientes e comunidade local. Como já existe em Lisboa. «A sociedade tem de se organizar porque os pais actuais já não têm as facilidades de outros tempos», disse Maria dos Prazeres Quintas. «Já não têm onde deixar os filhos», explicou.
A Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência tem a sua sede na Rua Direita, 108, num espaço cedido pela Câmara de Coimbra. É uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem por objecto o apoio a crianças e jovens portadores de deficiência física e mental e às suas famílias."

Quem quiser mais informações sobre o CD e o DVD podem contactar os seguintes números:
Maria Prazeres Quintas
Telf: 239 814 022
TM: 96 326 33 03

4 beijinhos

4 Comentários:

  • Ola.
    É a primeira vez que visito o seu blog. Pelo que vejo, tem feito um bom trabalho.
    Hoje vi o programa "Você na TV!", e ao ouvir a sua história fiquei triste. Como é que pode haver tanta falta de sensibilidade do estado? As crianças como o Tiago, são iguais a todas as outras, apenas têm uma coisa diferente, e é isso que as torna especiais. Essas crianças, têm todas o direito à vida, mas também precisam sempre de apoios.
    Eu gostava de ajudar as pessoas com anomalias, mas ainda tennho apenas 16 aninhos, e não sei como posso ajudar. Mas no futuro, como agora estou a frequentar o Curso Técnico de Acção Social, espero poder vir ajudar muitas pessoas.

    Continue a ter a força que tem tido, e parabéns pelo blog.
    Beijinhos

    By Blogger MargaridaOliveira, at 3:08 da tarde  

  • Olá!
    Passa no meu blog...tem lá coisinhas muito giras e acessiveis.
    Tenho vários materiais e muitos descontos :).
    beijo

    By Blogger Bijudazzo, at 6:07 da tarde  

  • Olá minha querida,
    hoje encontrei este blog e fiquei muitíssimo sensibilizada pois tenho um irmão especial. Quando chamei a minha mãe para ver o vídeo daquele jovem ela pediu-me de imediato que arranjasse forma de saber como comprar o dvd e o cd. Entretanto não consigo falar com ninguém naqueles nº que disponibiliza.
    Além disso também adorei as peças que faz. Assim que regularizar a minha situação e começar a trabalhar prometo que irei ajudar, até porque sou viciada em bijuteria.
    Entretanto, deixo-lhe o meu email para o caso de poder pôr-me em contacto com a D. Maria Prazeres Quintas!
    Um enorme beijinho para o seu Tiago e todos os Tiagos que precisam da nossa ajuda.

    Jana
    janinebettencourt@gmail.com

    By Blogger Janine Bettencourt, at 3:14 da tarde  

  • Ola viva!!!Parabens pelo blog e palos trabalhos de muito bom gosto!!!passe pelo meu cantinho...tenho um desafio no meu blos!é por uma boa causa...vale a pena!beijinhos*

    By Blogger Katy, at 6:55 da manhã  

Enviar um comentário

Links para este comentário:

Criar uma hiperligação

<< Home